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1940

Nos primeiros cinco anos desta década, os uniformes militares roubaram a cena da moda. Pede-se sobriedade.

As mulheres usavam roupas com ombros quadrados, retos, de corte masculino, parecido com uma farda.

A imagem da mulher dos anos 40 é totalmente ligada a acessórios artesanais.

Dia 7 de maio de 1945, marca o fim da Guerra. O mundo inteiro comemora. As mulheres clamam por um novo visual. Os costureiros aprovam e começa o movimento para o refortalecimento da indústria da moda. Paris volta a ser a “Capital da Moda”.

O New Look, criado em 48, por Christian Dior, devolvia a feminilidade perdida às mulheres e trocava a moda-farda por cinturinha de vespa e saias fartas, essa moda se baseava, em parte, na moda de 1860.

Da mesma forma que durante os anos 30 a resposta hollywoodiana à depressão foi o glamour e o luxo das mega-stars, os anos 40 foram também recheados de estrelas carismáticas como Joan Crawford, Ingrid Berman, Bette Davis e Lauren Bacall. Estas por sua vez dividiram seu “reinado” com fenômenos cantantes e dançantes como Ginger Rogers. A guerra gerou produções para esquecer as tragédias acontecidas e a palavra de ordem era dançar!

A década de 40 acabou sendo uma das mais produtivas em termos de criação no século XIX.

A improvisação no sentido de urgência no viver a vida, sob a constante ameaça, liberaram a imaginação.

Imagem: Joan Crawford

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