Páginas

Uniformes



Uniforme, segundo o dicionário significa: vestuário padronizado e distintivo usados pelos membros de uma categoria. Há quem goste de usá-los e quem não goste. Os que defendem o uso dizem que os uniformes evitam a distinção de classes e o uso de diferentes roupas todos os dias, os que são contra sentem-se incomodados pelo fato de se parecerem iguais a todos.


Os primeiros uniformes que surgiram, foram os militares. Nascidos na Boêmia (na atual República Tcheca) durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), foram concebidos não apenas para facilitar a identificação dos combatentes, mas para tornar a luta mais fácil e impressionar os oponentes. Durante as Guerras Napoleônicas – no início do século XIX - apareceram novas combinações de peças, cores e acessórios. Cem anos depois, a Primeira Guerra Mundial incorporou as casacas e a camuflagem aos uniformes. Mais do que assustar, a ordem era se tornar invisível para o inimigo.

Na área dos uniformes escolares...Quem já não viu em fotografias antigas os uniformes escolares de antigamente? Boinas, saias plissadas, calças sociais e gravatas eram itens obrigatórios. Em meados do século passado, esses trajes tinham o nome genérico de “roupa de crescimento”: as peças eram tão resistentes que bastava a mãe deixar uma barra bem comprida no avesso e ir soltando conforme as crianças cresciam. A partir dos anos 80, a maioria das calças sociais e saias deu lugar a uniformes inspirados nos agasalhos esportivos, com direito até mesmo às listas da marca Adidas.

Já nos uniformes corporativos. Mais do que vestir os funcionários com roupas confortáveis e seguras, as empresas viram a possibilidade de associar os uniformes a própria identidade desta. Os uniformes empresariais valorizam a empresa e o funcionário e os diferenciam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário